Dicas para você perder o medo e começar a investir pra ontem!

Dicas para você perder o medo e começar a investir pra ontem!

Quando você faz algo com medo, é normal achar que vai dar tudo errado, e que você vai se arrepender. Afinal, você está se sentindo inseguro.

Você sente esse medo porque você se preocupa com as consequências. E esse medo é o principal motivo pelo qual a maioria dos brasileiros ainda não investem.

Você tem medo de começar a investir, por causa de ideias inconsistentes, né?

Mas é por isso que você tem que aprender a lidar com este medo, e evitar que este seja desproporcional, a ponto de te influenciar em suas ações.

O grande segredo é: enfrente-o diretamente. O processo de vencer o medo, exige que você saia da sua zona de conforto.

E é por isso que muita gente ainda não investe, por medo, por ser algo desconhecido. E as pessoas ainda tem muito medo do “desconhecido”.

Mas é assim que será possível perder o medo de investir:

1. Estude:

Separe algum tempinho do seu dia, nem que sejam alguns minutos, para estudar um pouco sobre o mercado financeiro. Não precisa ser um expert no assunto, mas quando você conhece sobre o assunto, você vai automaticamente perdendo o medo. Existem diversos e-books, vídeos, livros e blogs, além de cursos, que falam sobre investimentos. A internet vai te ajudar a mergulhar nesse mundo dos investimentos.

2. Enfrente o seu medo de investir:

Ao enfrentar o seu medo de investir, a tendência é esse medo diminuir. E não tem jeito melhor de enfrentar esse medo, a não ser investindo. Simule seus investimentos. Sinta como é investir, sem precisar começar, de fato. Mas, a dica depois é: comece. Nem que seja com um pouquinho, em um fundo de acordo com o seu perfil de investidor.

3. Peça ajuda de especialistas:

Fique perto de pessoas que possam te ensinar, e tirar as suas dúvidas, não tenha medo de perguntar. Caso tenha algo que você não encontrou de jeito nenhum na internet ou em livros, converse com os especialistas.

4. Crie estratégias ao investir:

Saiba todos os seus riscos e todas as suas oportunidades. Acompanhe sempre os seus investimentos, esteja sempre em contato com o seu assessor de investimentos. Conheça os investimentos mínimos e os aportes mínimos, mas lembre-se: o dinheiro é seu. Você pode resgatá-lo quando quiser, e se estiver insatisfeito, pode trocar de corretora/assessor também.

5. Invista gradualmente:

Ao entrar no mundo dos investimentos, faça primeiramente o teste do seu perfil de investidor.

Com ele, você vai saber se seu perfil é conservador ( + recomendado: renda fixa ) ou se seu perfil é arrojado ( + recomendado: renda variável ) E saber qual é o melhor tipo de investimento para você. Coloque um pouquinho de dinheiro para sentir a sensação de como é e enfrentar o seu medo de investir.

Quanto mais você mergulhar neste universo de investimentos, mais conhecimento você vai ter, além de barrar as ideias distorcidas sobre investimentos. Comece, você vai se arrepender de não ter feito antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com