Ibovespa: Bolsa resiste a pessimismo de Wall Street e fecha em alta

O Ibovespa fechou hoje (25) em alta de 2,10%, a 110.203 pontos, apoiado no movimento de avanço das commodities no exterior. A Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR3 e PETR4) registraram altas de 0,23%, 3,32% e 3,26%, respectivamente.

“[O índice] segue colocando à prova a capacidade de resistir aos maus ventos lá de fora, ao contrário do que ocorreu no ano passado”, comenta Alexsandro Nishimura, economista e sócio da BRA.

Os destaques positivos da sessão incluíram os papéis do Qualicorp (QUAL3), Locaweb (LWSA3) e Cielo (CIEL3), que avançaram 7,52%, 6,44% e 6,34%, respectivamente. Os bancos também estiveram do lado vencedor do dia, impulsionados pelo anúncio da emissão de bonds do Itaú na Suíça.

As ações de empresas exportadoras, por outro lado, tiveram uma sessão negativa, com destaque para a Suzano (SUZB3), que fechou em queda de 2,59%. O JPMorgan adotou recomendação neutra para as ações da empresa, e se justificou citando uma visão cautelosa para os preços da celulose.

Em Wall Street, as bolsas encerraram o dia no vermelho. O Dow Jones caiu 0,19%, a 34.297 pontos; o S&P 500 recuou 1,22%, a 4.356 pontos; e o Nasdaq cedeu 2,28%, a 13.539 pontos.

Os investidores seguem à espera do desfecho da reunião de política monetária do Federal Reserve, banco central norte-americano, programado para amanhã (26). O mercado busca mais clareza sobre a estratégia do órgão para conter a inflação persistente.

“Os investidores precisam de previsibilidade. Do contrário, o mercado comporta-se da maneira errática como tem ocorrido recentemente”, complementa Nishimura.

Em nota divulgada hoje, o FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu suas previsões para o crescimento dos Estados Unidos, China e da economia global. A organização citou a incerteza sobre pandemia, inflação, interrupções na oferta e aperto monetário nos EUA como os principais riscos.

O dólar encerrou o dia em queda de 1,22%, negociado a R$ 5,4346 na venda, com as operações locais acompanhando a perda de fôlego da moeda norte-americana no exterior, em meio ao contínuo fluxo de recursos estrangeiros para países emergentes.

Fonte: Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/01/ibovespa-hoje-bolsa-resiste-a-pessimismo-de-wall-street-e-fecha-em-alta/

YouTube player
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com