O QUE SÃO BDRs? COMO INVESTIR EM BDRs?

O QUE SÃO BDRS? COMO INVESTIR EM BDRS?

Investir no exterior é sonho para muitos, e pesadelo para outros. Mas, como não temos tanto acesso a esses investimentos estrangeiros, fica mais difícil entender sobre como funcionam esses ativos.

Hoje em dia, esse cenário mudou: existem diversas maneiras simples de investir no exterior, aplicando em ativos estrangeiros, como exemplo, as BDRS.

O que são BDRs?

Os Brazilian Depositary Receipts (BDR) são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, porém, são negociadas na nossa B3.

Basicamente, como se fossem valores mobiliários lastreados em papeis de empresas do exterior.

Quando o investidor adquire uma BDR, não está comprando diretamente as ações de uma empresa fora do país. Na verdade, está investindo em títulos que representam esses papéis.

Essas ações existem sim lá fora, e precisam ficar depositadas e bloqueadas em alguma instituição financeira que seja de “custódia”. E quem assegura o funcionamento do sistema todo também é uma instituição financeira, só que são chamadas de “depositarias”, que são responsáveis por emitir BDRs no Brasil.

Na prática, então, para que um BDR seja negociado na B3, é preciso que uma depositária compre as acoes da empresa fora do país. E, esses papéis, ficam depositados numa instituição de custódia.

Vantagens de investir em BDRs:

Só por serem uma maneira de investir em ativos listados no exterior com tamanha facilidade, já é considerada uma das principais vantagens de se investir em BDRs.

Não é preciso abrir conta em corretoras estrangeiras, o investidor consegue fazer tudo por aqui, basta ter conta em alguma corretora de investimentos.

As operações com BDRs são realizadas na moeda Real, ao invés do preço original seja ele Dólar ou Euro, por exemplo. Isso, facilita muito o processo.

As BDRs são uma forma de diversificar a sua carteira de investimentos, pois permite que os investidores tenham acesso a ações de diversos setores que não tem representantes brasileiros listados na B3 ou até mesmo, papéis de grandes empresas já conhecidas pelos investidores, que também são consumidores.

E claro, que também tem os riscos envolvidos. Como qualquer ação no geral, os BDRs são ativos com bastante volatilidade. E, assim como as ações, a cotação dos BDRs oscilam de acordo com resultados e perspectivas das empresas.

É muito importante se atentar ao seu perfil de investidor, pois se você é conservador, investir nesses ativos pode dar um certo medo ao investidor – (Porém, agora é o momento para começar a tomar um pouco de risco, pois as taxas da renda fixa vem caindo e se tornando cada vez menos atrativas para o crescimento do seu patrimônio).

E se você é arrojado, é uma ótima opção para diversificar os seus investimentos.

Saiba mais sobre as BDRs no vídeo abaixo:

Se inscreva no canal e deixa aquele like s2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com