TAXA SELIC CAIU! E AGORA? TAXA DE JUROS SELIC 2020.

TAXA SELIC CAIU! E AGORA? TAXA DE JUROS SELIC 2020.

A taxa Selic é a taxa de juros básica da economia, e é usada pelo banco central basicamente para movimentar a economia e controlar a inflação. Ela afeta, além das aplicações financeiras, as taxas de juros cobradas pelos bancos e também a rentabilidade da poupança.

Ela serve de referência para a economia brasileira e de indicador da situação econômica. O COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, a define a cada 45 dias, através de vários indicadores financeiros do país para conseguir chegar a uma taxa. E é assim que a SELIC pode aumentar ou diminuir.

Ou seja,

Quando o Banco Central realiza alguma mudança na taxa SELIC, ela pode cair ou subir. Tudo isso, com o objetivo de controlar a inflação:

  • Quando a SELIC cai, a economia acelera.
  • Quando a SELIC sobe, a economia desacelera.

A taxa SELIC afeta as principais movimentações financeiras do país, até mesmo as aplicações em renda fixa e no tesouro direto, por exemplo.

O que significam os cortes na Selic?

Os cortes na taxa SELIC são feitos para aumentar o consumo, pois, geralmente, o valor do crédito cai quando os juros também caem.

E é assim que as pessoas passam a buscar empréstimos, aumentando a circulação de dinheiro. Mas com isso, a inflação tende a aumentar.

Porém, em taxas menores do que em períodos críticos, como por exemplo. Dessa maneira a população sente menos o poder do IPCA e continuam consumindo bastante.

As empresas veêm que os cortes da SELIC são importantes, pois seus endividamentos caem, sendo assim capazes de se desenvolver mais e mais.

Já para os investidores, com o corte ds SELIC significam menor rendimento em seus investimentos, principalmente os de renda fixa, todavia, ganhos com a renda variável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com