Investir em COE vale a pena?

Você já pensou como seria a combinação entre a renda fixa e a renda variável? Como é contar com a proteção da renda fixa e os maiores ganhos da renda variável? Isso é possível através do COE (Certificado de Operações Estruturadas)

Mas, o que é o COE? Investir em COE vale a pena? Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento?

O que é COE:

Certificado de Operações Estruturadas, o COE é um tipo de investimento que combina produtos da renda variável e da renda fixa. Por isso, é um investimento que oferece mais rentabilidade e menos risco ao mesmo tempo.

Assim como LCI, LCA e CDB, o COE funciona como um empréstimo ao banco emissor. No momento em que você decide investir no COE, você recebe um título emitido por um banco. Mas a diferença é que não é um investimento, e sim, uma operação estruturada.

Como funciona o COE?

Basicamente, o COE é uma operação complexa que pode ter derivativos e operações da bolsa de valores.

No Brasil existem dois tipos de COE: o valor nominal PROTEGIDO (o investidor irá sempre receber o valor investido de volta, no vencimento do COE, sem riscos); e o valor nominal em RISCO ( o investidor sofrerá com o risco, pois, por ser mais arriscado, existe a chance de perder todo o capital investido, e por isso, eé mais recomendado para os de perfil agressivo.)

A maior parte de emissões de COE é o de valor nominal protegido, pois garante receber pelo menos 100% do que foi investido.

Investir em COE vale a pena?

Vamos às vantagens e desvantagens do COE:

VANTAGENS:
  • Acesso á opções como câmbio e mercado estrangeiro;
  • Tributação única regressiva do Imposto de Renda, que, conforme aumenta o prazo do investimento, diminui a alíquota do I.R
  • Permite a diversificação de riscos de acordo com o perfil do investidor
DESVANTAGENS:
  • Sem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) – portanto, é sempre importante checar o banco emissor antes de adquirir o título
  • Não tem liquidez diária
  • O resgate total do valor só é garantido na data de vencimento
  • Taxas ocultas

Analise, estude, e tome a melhor decisão. Agora, você já sabe as vantagens e as desvantagens do COE, e assim, consegue ver se este investimento vale a pena pra você. E não se esqueça, se for investir em COE, não deixe ser o único tipo de investimento da sua carteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com