Como funcionam os tais DIVIDENDOS de AÇÕES?

Como funcionam os tais DIVIDENDOS de AÇÕES?

Muitos sonham em garantir uma nova renda através dos seus investimentos. E isso é viável, principalmente para quem investe na bolsa de valores.

Deste modo, é possível garantir uma estabilidade financeira para poder viver com mais tranquilidade e liberdade, porém, para ter um bom desempenho, você deve entender como funciona.

Quando for investir em ações na bolsa de valores, o investidor precisa entender o que são os dividendos de ações, e como faze-los serem uma fonte de renda.

O que são dividendos?

Quando você investe em ações, você acaba virando sócio de uma pequena parte de tal empresa. E assim, tem duas maneiras de ganhar lucro com essa sociedade:

1 – Por meio da venda dos papéis quando estes se valorizam. Deste jeito, por exemplo, você pode aproveitar um momento bom para sair do investimento e ainda ganhar dinheiro.

2 – Por meio dos dividendos, que são uma parcela do lucro paga pela empresa aos seus acionistas. Ou seja, ao contrário do 1º jeito, você ganha o valor quando mantém o seu investimento.

O principal objetivo da empresa é lucrar. E essa é das razões pelas quais ela abre a possibilidade de uma sociedade, recebendo assim, investimentos, a fim de aumentar seu lucro.

Quando os lucros chegam, e tem que ser divididos entre os acionistas, isso se dá por meio dos dividendos de ações.

Como funcionam os dividendos de ações?

Uma pergunta que muitos acionistas se fazem é: todas as empresas fazem a distribuição de dividendos?

De maneira geral, todas as empresas que abrem capital precisam proporcionar a divisão de lucro com os seus investidores. Mas, as vezes você pode acabar investindo em um papel que não vai lhe pagar dividendos, pelo simples fato da empresa não ter obtido lucro naquele momento.

Não tem como dividir um lucro se a empresa não rendeu, né? Por esse e outros motivos, é preciso escolher bem qual ação comprar.

As empresas que obtém o lucro, é comum distribui-los por pelo menos 25% do valor entre os sócios. E, cada acionista, recebe uma quantia proporcional ao número de ações que tem.

Como calcular os dividendos?

Como saber se a empresa oferece boas divisões de lucros? Existem alguns indicadores:

  • Payout: porcentagem de lucro que a empresa definiu para ser distribuídas entre seus acionistas (como exemplo, os 25% citados acima)
  • Yield: esse é o número que representa o rendimento da ação relacionado ao preço pela qual ela é vendida.

O Yield define diretamente o retorno do seu investimento, pois mostra a % de dividendos recebidos por cada ação. Por exemplo, serão pagos 5 reais de dividendos por papel, e o cálculo deste índice é: (valor/ preço da ação) x 100

Se o preço de venda de uma ação é de 50 reais, temos um Yield de 10%, por exemplo. Em outras palavras, o acionista terá um lucro de 10% sobre o que foi investido.

Por que vale a pena investir em ações com bons dividendos?

Não são todas as companhias que oferecem bons dividendos aos seus acionistas. Em maior parte, as que fazem isso são as empresas que estão sempre crescendo e não precisam reinvestir o seu lucro.

De forma geral, novas empresas com acelerada expansão não dão bons dividendos. O lucro dos acionistas dessas empresas vêm por meio de compra e venda das ações. Isso faz com que o acionista esteja sempre acompanhando o mercado e novas oportunidades.

Por isso é importante estar sempre atrás de empresas boas pagadoras de dividendos, pois é um ponto vantajoso para os investidores que pensam a longo prazo. Com a distribuição de lucros é possível encontrar empresas consolidadas e compras ações sem precisar vende-las rapidamente.

Portanto, os dividendos são uma opção interessante para quem quer compor uma renda com seus investimentos. Ao ter uma boa carteira com boas empresas, você vai ganhar constantemente estes proventos. E o mais legal: os dividendos são isentos de imposto de renda.

Como escolher as melhores pagadoras de dividendos?

É fundamental que você saiba escolher as boas empresas que irão lhe render bem. A principal dica é procurar ser acionista de companhias já consolidadas, estáveis e com um bom fluxo de caixa.

Por serem mais estáveis e previsíveis, as ações destas empresas não chegam a ter muita variação no seu valor de compra e venda. É possível ver se a empresa paga bons dividendos através dos cálculos mostrados acima.

Esteja sempre de olho nas atualizações sobre o mercado financeiro, e nas empresas que nela atuam. Leia informações sobre as empresas, sua diretoria e etc. Isso é fundamental para ficar preparado e para ter segurança nas aplicações.

E por último, mas não menos importante: sempre diversifique seus investimentos. Por se tratar de renda variável, aplicar na bolsa de valores sempre tem o risco de perder dinheiro. E por isso não é indicado colocar todo o seu dinheiro em apenas uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com