Follow-on da Via (VIIA3): vale a pena investir na nova emissão de ações?

Você está procurando uma oportunidade de investimento na bolsa de valores? Então você precisa conhecer o follow-on da Via (VIIA3), que é uma oferta pública de ações da empresa de varejo que controla as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.

Neste artigo, eu vou te explicar o que é um follow-on, por que a Via (VIIA3) está fazendo um, como você pode participar e quais são os riscos e benefícios de investir na nova emissão de ações. Acompanhe!

O que é um follow-on?

Um follow-on é uma oferta pública de ações de uma empresa que já tem seus papéis negociados na bolsa. Ou seja, é uma forma da empresa captar mais recursos no mercado, emitindo novas ações ou vendendo ações que já existem, mas estavam em posse de algum acionista.

O follow-on pode ter dois objetivos principais: aumentar o capital social da empresa ou aumentar a liquidez das ações. No primeiro caso, a empresa emite novas ações e usa o dinheiro arrecadado para investir em projetos, expansão, dívidas ou outras finalidades. No segundo caso, a empresa ou algum acionista vende parte das ações que já possui, aumentando a quantidade de papéis disponíveis para negociação na bolsa.

Por que a Via (VIIA3) está fazendo um follow-on?

A Via (VIIA3) é uma empresa de varejo que controla as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra. Ela está fazendo um follow-on com o objetivo de aumentar o seu capital social e financiar o seu plano de crescimento.

Segundo o comunicado da empresa, a Via pretende usar os recursos captados para:

  • Melhorar a sua estrutura de capital e reduzir o seu endividamento;
  • Investir na sua carteira de crediário e ampliar as suas soluções financeiras;
  • Financiar o seu crescimento orgânico e inorgânico.

A Via espera captar cerca de R$ 981 milhões com o follow-on, considerando o preço médio das ações nos últimos dias. A oferta será primária, ou seja, serão emitidas novas ações. A empresa terá cerca de 10% do seu capital social diluído com a operação.

Como participar do follow-on da Via (VIIA3)?

Para participar do follow-on da Via (VIIA3), você precisa ser um investidor pessoa física ou jurídica que tenha conta em uma corretora de valores. Você também precisa ter um perfil de investidor adequado ao risco das ações da Via, que são consideradas de renda variável.

O follow-on da Via (VIIA3) está sendo realizado no formato de bookbuilding, que é um processo em que os coordenadores da oferta (no caso, os bancos BTG Pactual, Bank of America, Bradesco BBI, Itaú BBA e XP Investimentos) fazem uma sondagem junto aos investidores para definir o preço das ações.

A primeira data de corte 01 de setembro de 2023 e o encerramento do período de subscrição prioritária será dia 12 de setembro de 2023. Nesse período, você precisa entrar em contato com a sua corretora e manifestar o seu interesse em participar da oferta.

Além disso, você também terá direito a receber bônus de subscrição como vantagem adicional na oferta. Os bônus são títulos que dão ao investidor o direito de comprar mais ações da Via pelo mesmo preço da oferta, em um prazo de até 12 meses, todavia existirão Janelas de Exercício que terão duração de mínimo 5 (cinco) dias úteis, e ocorrerão nos meses de outubro de 2023 e janeiro, abril, julho e setembro de 2024, sem prejuízo de períodos adicionais aprovados pelo Conselho de Administração. Após expirado o Período de Exercício, os Bônus de Subscrição não exercidos serão extintos de pleno direito. Você receberá quatro bônus para cada cinco ações que comprar na oferta.

O preço final das ações será definido no dia 13 de setembro, após o encerramento do bookbuilding.

O Início de negociação das Ações e dos Bônus de Subscrição 15 de setembro de 2023 e o pagamento pelas ações deverá ser feito no dia 18 de setembro.

Quais são os riscos e benefícios de participar do follow-on da Via (VIIA3)?

Participar do follow-on da Via (VIIA3) pode ser uma boa oportunidade de investimento, mas também envolve alguns riscos que você precisa considerar. Veja alguns deles a seguir:

  • Risco de diluição: como a empresa vai emitir novas ações, os acionistas atuais terão a sua participação reduzida na empresa. Isso pode afetar o valor das ações e os dividendos futuros.
  • Risco de mercado: as ações da Via (VIIA3) podem sofrer oscilações de preço na bolsa, de acordo com a oferta e demanda, as expectativas dos investidores e o cenário econômico. Você pode ganhar ou perder dinheiro com as variações do mercado.
  • Risco de desempenho: a Via (VIIA3) pode não conseguir executar o seu plano de crescimento, enfrentar problemas operacionais ou financeiros, ou perder competitividade no seu segmento. Isso pode afetar os resultados da empresa e o retorno do seu investimento.

Por outro lado, participar do follow-on da Via (VIIA3) também pode trazer alguns benefícios, como:

  • Aproveitar um preço atrativo: como o follow-on é uma forma de captar recursos rapidamente, a empresa pode oferecer um preço mais baixo do que o praticado no mercado para atrair os investidores. Você pode comprar as ações com um desconto e lucrar com a valorização futura.
  • Apoiar o crescimento da empresa: ao participar do follow-on, você está contribuindo para que a empresa tenha mais recursos para investir no seu desenvolvimento. Você pode se beneficiar do aumento da receita, do lucro e do market share da empresa no longo prazo.
  • Diversificar a sua carteira: ao investir em uma empresa de varejo, você está diversificando a sua carteira de investimentos e reduzindo o risco de concentração em um único setor ou ativo. Você pode ter uma rentabilidade mais equilibrada e consistente.

Conclusão

O follow-on da Via (VIIA3) é uma oferta pública de ações que pode ser uma boa oportunidade de investimento para quem quer aproveitar um preço atrativo, apoiar o crescimento da empresa e diversificar a sua carteira.

No entanto, antes de participar do follow-on, você precisa avaliar os riscos e benefícios envolvidos, fazer uma análise da empresa e do seu setor de atuação, e ter uma estratégia de investimento alinhada aos seus objetivos e perfil.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é um follow-on, por que a Via (VIIA3) está fazendo um, como você pode participar e quais são os riscos e benefícios de investir na nova emissão de ações.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. E se você quer saber mais sobre como investir na bolsa de valores, confira o vídeo Como Investir em Ações do canal Investir e Coçar. Até a próxima!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com