POR QUE A BOLSA DE VALORES NÃO SUBIU com a QUEDA DA SELIC?

Fala Tanaka, A taxa Selic é um dos principais fatores que afetam o mercado financeiro brasileiro. Neste artigo, vamos explicar o que é a taxa Selic, como ela é definida, como ela influencia a economia e os investimentos, e por que a bolsa de valores não subiu com a queda da Selic.

VEJA TAMBÉM:

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é usada como referência para os empréstimos entre bancos e também influencia as taxas de juros cobradas pelos bancos aos consumidores e empresas. A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reúne periodicamente para avaliar as condições econômicas e definir a meta da taxa Selic.

IMPACTO

A taxa Selic tem um impacto direto na inflação, pois quanto maior a taxa, menor é a demanda por crédito e consumo, e vice-versa. Quando a inflação está alta, o Copom tende a aumentar a taxa Selic para reduzir a pressão sobre os preços. Quando a inflação está baixa, o Copom tende a diminuir a taxa Selic para estimular a atividade econômica.

Nos últimos anos, a taxa Selic passou por um processo de redução, atingindo o menor patamar histórico de 2% ao ano em agosto de 2020. Essa redução da taxa Selic foi uma medida para estimular a economia brasileira, que estava em recessão devido à pandemia de Covid-19.

No entanto, a queda da Selic não se refletiu em uma alta da bolsa de valores, que é o principal indicador do desempenho das empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Isso porque há vários fatores que influenciam o comportamento da bolsa de valores, além da taxa Selic, como o cenário político, as expectativas dos investidores, os resultados das empresas, os eventos internacionais, entre outros.

RELAÇÃO DA TAXA SELIC COM OS INVESTIMENTOS

A relação entre a taxa Selic e a bolsa de valores é complexa e não linear. Em geral, quando a taxa Selic cai, os investimentos em renda fixa, que são atrelados à taxa Selic, se tornam menos atrativos do que os investimentos em renda variável, que são mais arriscados e podem oferecer maiores retornos. Isso pode levar os investidores a migrarem da renda fixa para a renda variável, aumentando a demanda por ações e elevando o preço das mesmas.

Porém, essa lógica não se aplica em todos os casos. Por exemplo, se a queda da Selic for acompanhada de uma piora do cenário político ou de uma crise sanitária ou fiscal, os investidores podem ficar mais cautelosos e preferirem manter seus recursos em investimentos mais seguros, como títulos públicos ou moedas estrangeiras. Além disso, se as empresas não apresentarem bons resultados ou perspectivas de crescimento, os investidores podem perder o interesse pelas suas ações e venderem as mesmas, provocando uma queda no preço das mesmas.

Portanto, não há uma resposta definitiva para a pergunta: por que a bolsa de valores não subiu com a queda da Selic? A resposta depende de uma análise conjuntural e setorial do mercado financeiro brasileiro, levando em conta os diversos fatores que afetam o desempenho das empresas e dos investimentos.

CONCLUSÃO

Então podemos concluir que a taxa Selic é um elemento importante para entender o funcionamento da economia e do mercado financeiro brasileiro, mas não é o único. Os investidores devem acompanhar as variações da taxa Selic e seus efeitos na inflação e nos investimentos, mas também devem estar atentos aos outros fatores que podem influenciar o comportamento da bolsa de valores e das demais modalidades de investimento disponíveis no mercado.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com