POR QUE A BOLSA DE VALORES SALTOU DEPOIS DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES 2022?

As ações de empresas estatais são destaque na bolsa nesta segunda-feira (3) após o primeiro turno da eleição presidencial.

Com a diferença bastante baixa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro no pleito, o mercado segue sem qualquer palpite muito certeiro de qual será o desfecho da corrida presidencial.

No entanto, algumas leituras já são possíveis. Aumentadas as chances de Bolsonaro, as estatais se favorecem, como pode ser observado nas maiores altas do dia na bolsa de valores.

“Embora acreditemos que ambiente macro seria pouco afetado no curto prazo pela vitória de um ou outro candidato, as implicações de longo prazo podem ser mais significativas. Para o investidor de renda variável, neste momento, é importante notar que alguns setores tenderão a ser diretamente afetados”, afirma Luís Moran, head da EQI Research.

Com Bolsonaro eleito, ele afirma, as estatais tendem a incorporar  uma  possibilidade  maior  de  privatização,  ainda  que  os processos sejam lentos e complexos.

Os principais nomes seriam Petrobras (PETR3, PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).

“Chamamos  atenção  para  um  caso  particular, da Sabesp (SBSP3),  em  que  a  eleição  do  ex-ministro Tarcísio de Freitas pode acelerar a privatização”, ele afirma.

O candidato ao governo de São Paulo obteve um resultado acima do esperado pelas principais pesquisas de intenção de voto,  o que fez o mercado precificar maiores chances de privatização,  uma  vez  que  ele tem  uma  postura  mais liberal que o concorrente.

A reeleição do governador Romeu Zema em Minas Gerais também deve favorecer as ações de Cemig (CMIG4) e Copasa (CSMG3), aponta Moran.

E se Lula for eleito?

Já com Lula eleito, as empresas de educação superior poderiam se favorecer, como Cogna (COGN3), Yduqs (YDUQ3) e Ser Educacional (SEER3), bem como as incorporadoras mais expostas ao programa Minha Casa, Minha Vida / Minha Casa Verde Amarela, como Tenda (TEND3), MRV (MRVE3) e Direcional (DIRR3).

“Setores mais dependentes de crédito direcionado por meio do BNDES, como alguns dos ‘campeões nacionais’ surgidos nos últimos anos, poderiam ser percebidos como ganhadores potenciais. Alguns nomes seriam JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3)”, ele afirma.

YouTube player
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com