TAXA SELIC caiu, denovo! O que acontece com a RENDA FIXA?

TAXA SELIC caiu, de novo! O que acontece com a RENDA FIXA?

A taxa selic caiu mais uma vez, e a sua renda fixa está cada vez mais perto de ser menos rentável para seus investimentos.

A taxa SELIC é nada mais nada menos que a taxa básica de juros da economia. Agora, está em 5% ao ano, chegando ao menor valor na história. E para piorar, parece que a taxa irá cair cada vez mais.

Pode ser uma péssima notícia para os investidores da renda fixa, mas, essa queda tem sido muito comemorada no mercado, pois para outros investimentos, a queda foi muito boa.

Com a selic a 5%, o rendimento de alguns investimentos caem de:

  • POUPANÇA – 3.5% ao ano
  • TESOURO SELIC – 5% ao ano
  • FUNDOS DE RENDA FIXA – 5.25% ao ano

O retorno fácil e rápido da renda fixa, já é passado. Por isso, agora você pode começar a perder dinheiro com a renda fixa.

Ainda não acredita? Vou te mostrar com um exemplo: Imagine uma selic a 4% ano ano, e uma inflação de 3.5%. O rendimento de uma aplicação em renda fixa, que rende no mínimo 100% do CDI, descontando o imposto de renda de 20%. O resultado líquido é: 3.2%. Ou seja, a rentabilidade deste investimento seria negativa em 0.3%

Investindo na poupança, o resultado é ainda pior. 70% da selic + Taxa Referencial (que chega quase à 0), o retorno seria em torno de 3% ao ano.

Mas, calmem calmem foguentinhos, vocês não precisam tirar todo o dinheiro na renda fixa. Um Tesouro Selic ou um fundo DI com liquidez diária, são ótimos para montar a sua reserva de emergência.

O recado é: agora, mais do que nunca, você precisa diversificar a sua carteira. E a recomendação é:

Fundos Multimercados:

Fundos multimercados são fundos que podem investir em vários mercados (ações, renda fixa, câmbio, nacional. exterior, commoddities…) O gestor deste fundo sempre irá buscar uma perfomance acima do CDI.

Porém, fiquem atentos: com os juros muito baixo, vocês terão que. cada vez mais, tomar mais “risco”, para ter uma boa rentabilidade. Por isso é fundamental escolher bons fundos, com histórico comprovado e gestão focada no longo prazo.

Ações:

Existem fundos de ações muito interessantes.

Temos fundos de ações que gostamos muito, como da Brasil Capital (que está com previsão de fechar até o começo de 2020) e recém lançado XP Long Term. Mas quem quiser aplicar direto em ações pode seguir as nossas carteiras recomendadas da Rico.

A Carteira Rico Premium, por exemplo, está com rendimento de 29% em 2019 (contra +22% do Ibovespa) e desde sua criação (jan/16) acumula ganhos de 211%, contra alta de 145% do Ibovespa. Clientes Rico podem seguir a carteira gratuitamente, mas temos a versão paga do relatório na qual os assinantes podem interagir com meu time de análise para tirar dúvidas sobre ações e saber quais as possíveis mudanças que podemos fazer em nossa carteira (para saber as vantagens em virar assinantes, clique aqui).

Temos vários produtos na Rico Investimentos que ajudarão a melhorar a performance da sua carteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com