O que é RISCO de CRÉDITO? Entenda um dos principais riscos dos investimentos.

O que é RISCO de CRÉDITO? Conheça um dos principais riscos dos investimentos.

Já sabemos que a maioria das aplicações financeiras tem os seus respectivos riscos, sejam eles maiores ou menores. E, um dos tais riscos, é o tal RISCO DE CRÉDITO.

O que é o risco de crédito

Risco de crédito é um risco que o investidor pode ter caso sofra um “calote”, ou seja, podendo ficar no prejuízo.

Este risco é relacionado com o não cumprimento das obrigações que as instituições financeiras têm com aquele tipo de aplicação. É mais comum em aplicações de renda fixa.

Se o descumprimento for parcial, como por exemplo um atraso ou um não pagamento de juros, isso pode ser revertido posteriormente. Porém, em casos de descumprimento total, ou seja, o calote, a pessoa não irá receber seu investimento por completo.

Por esses e outros motivos, é muito importante conhecer bem a instituição financeira na qual você quer aplicar.

Diferença entre: Risco de crédito de títulos públicos e de privados

Os títulos públicos são emitidos pelo TESOURO NACIONAL e são uma forma de concessão de crédito ao governo, que devolve o investimento com os juros.

Por terem relação direta com o governo, os títulos públicos (Tesouro Direto, por exemplo) tem um menor risco de crédito. Isso, porque dá conta da possibilidade do governo emitir moeda, e, por meio disso, garantir que o pagamento retorne ao investidor. garantindo o pagamento dos juros e do capital que foi investido.

E o risco de crédito de empresas financeiras privadas, é relacionado com a capacidade e a reputação de cada uma delas. A maior parte dos títulos privados de renda fixa já tem o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), e, em caso de calote da instituição, o FGC garante o ressarcimento de até 250 mil reais por CPF.

Os principais títulos que são cobertos pela garantia do Fundo Garantidor de Crédito:

– Depósitos à vista;

– Depósitos de poupança;

– CDB (Certificado de Depósito Bancário)

– RDB (Recibo de Depósito Bancário);

– Letras de Câmbio (LC);

– Letras Imobiliária (LI);

– Letras Hipotecária (LH);

– Letras de Crédito Imobiliário (LCI);

– Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);

A classificação dos riscos de créditos:

Com o intuito de ajudar os investidores a entenderem o quão arriscado os seus investimentos ou instituições podem ser, existem agências personalizadas globais, que classificam empresas e as suas possibilidades de riso de crédito.

São utilizados alguns indicadores, tais como patrimônio líquido, endividamentos e o caixa operacional. Desse jeito, podem classificar os determinados tomadores de crédito.

Gerenciamento do risco de crédito:

Se você possui aplicações com valor acima de 250 mil reais, para o gerenciamento do risco de crédito, é importantíssimo distribuir o seu patrimônio entre diferentes títulos de renda fixa, pensando no aproveitamento da garantia do FGC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com