OS 9 ERROS MAIS COMUNS AO INVESTIR:

Os 9 erros mais comuns ao investir:

1 – Você quer começar a investir na velocidade máxima:

Se você nunca investiu, não tenha pressa: comece na renda fixa. É a melhor opção para os iniciantes, pois a sensação de volatilidade é boa quando você ganha dinheiro. Mas, quando perde, parece que o mundo vai acabar. Com os juros altos que estamos tendo hoje, é fácil encontrar opções de investimentos com baixo risco. E é por isso que não há necessidade de correr riscos no começo.

2 – Você busca dicas para ficar rico de maneira rápida e fácil:

Você não vai enriquecer rápido. A não ser que você já tenha uma fortuna guardada, tenha ganhado na mega-sena ou ganhe 50 mil por mês. Mas se você é iniciante, não adianta pensar que você vai enriquecer rápido.

E também não vá achar que só por começar a investir, você não irá precisar mais trabalhar. Ou que, se seguir a dica de algum trader vencedor, vai ficar rico rápido. Isso não existe, e se você fizer isso, se prepare para descobrir da pior maneira (perdendo seu dinheiro).

3 – Você tem preguiça de investir:

Lidar com dinheiro e finanças pessoas é bem chatinho mesmo, e investir, não é diferente disso. Mas, se você ficar com preguiça de investir, essa preguiça irá lhe custar muito caro. Pense que o seu dinheiro que fica parado em conta, poderia ter virado mais dinheiro, rendendo. O dinheiro irá trabalhar para você.

4 – Você tem medo de investir:

Muitas pessoas tem medo de investir. Por medo de perder, por não achar seguro, por preferir o seu banco, entre outras opções. Mas a verdade é que esse medo não passa de falta de informação. O brasileiro ainda é muito leigo quando se trata de investimentos, pois não fazem questão de entender como funciona, de fato. O problema principal, é que esse medo, muitas vezes faz você deixar o seu dinheiro guardado embaixo do colchão, parado, ou na conta corrente ou na poupança. E este medo, só te faz perder dinheiro, pois você deixa de fazer seu dinheiro render, e se rende na poupança, é o mesmo que nada.

5 – Você investe em produtos de alto risco, sem saber no que está se metendo:

De nada adianta você querer investir em um fundo no qual você pode ganhar muito, se não tem o perfil adequado. Em fundos de alta rentabilidade, vem também os altos riscos. E se você for um investidor conservador, não vai aguentar perder dinheiro. E  é capaz de você resgatar o dinheiro em um péssimo momento e ainda sair no prejuízo. E o pior de tudo é, que depois de uma experiencia ruim assim, você não vai querer mais investir. por isso é muito importante fazer o teste do seu perfil de investidor antes de começar a investir.

6 – Você é muito ansioso para investir:

Qualquer investimento é melhor no longo prazo. Seja investimentos com baixo risco (renda fixa, por exemplo), que tem maiores retornos ao longo do tempo, seja em fundos de menor liquidez (credito privado, por exemplo) e até mesmo os investimentos de alto risco (as ações, por exemplo), também não é recomendado para curto prazo, por ter alta volatilidade. Não deixe a ansiedade fazer com que atrapalhe seus investimentos.

7 – Você não planejou sua liquidez:

Você escolheu um titulo de renda fixa, com a maior rentabilidade e retorno, mas, ele tinha um prazo de 5 anos, por exemplo. Você acabou precisando do dinheiro nesse meio tempo, e, acabou ficando no vermelho. Por isso é sempre bom ter uma reserva de emergência, para casos como esses.

8 – Você não sabe bem as regras do seu investimento:

Pode ser chato, pode ser complicado, mas é mais que necessário saber as regras do seu investimento. Geralmente, os investidores só olham para o retorno, mas existem muitas outras coisas a se olhar, como resgate, taxas e tributação. E também, o risco que o investimento tem.

9 – Você compara banana com maçã:

Existem diversos tipos de investimento, que se comportam de maneiras bem diferentes. Por isso, não se deve comparar os investimentos de categorias diferentes. O mais comum e o mais errado, é comparar investimento de baixo risco com investimento de alto risco, só pelo segundo ter um retorno maior. E desta forma, acaba parecendo que o investimento de alto risco é melhor. Ele não é o melhor nem o pior, só é diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com