PRÉ-FIXADO, PÓS-FIXADO ou INDEXADO À INFLAÇÃO?

PRÉ-FIXADO, PÓS-FIXADO ou INDEXADO À INFLAÇÃO?

Quando se trata de investimento em renda fixa, temos inúmeras opções. Dentre elas, temos o Tesouro Direto, que é o mais recomendado, para iniciantes, que tem pouco para começar a investir, além de não ter risco. Mas dentro do investimento Tesouro Direto, que investe no governo, tem diferentes modalidades: o pré-fixado, pós-fixado e o indexado à inflação. Mas, o que significa isto? Qual é o melhor para seus investimentos?

Pré-fixado:

Neste tipo de modalidade, o valor final do investimento já é conhecido pelo investidor desde o momento em que aplicou. Por exemplo, você empresta 100 reais para seu irmão, e combina que, em 3 anos, ele te devolverá 150 reais. Simples, não? Geralmente, são investimentos a médio prazo.

Você deve escolher esta modalidade se:

1– você quer saber o valor exato que irá receber no vencimento do investimento, por não gostar da incerteza de qual será o seu rendimento final;

2- você acredita que as taxas de juros continuarão estáveis, ou se irão cair. Independente, o valor do rendimento já é ditado desde o início;

3- você irá precisar do dinheiro até o vencimento.

As vantagens do pré-fixado são a previsão do valor de resgate e a possibilidade de ter retornos maiores que os investimentos pós fixados. Já a principal desvantagem está na falta de liquidez.

Pós-fixado:

Neste tipo de modalidade, o valor final do investimento só será conhecido no fim da operação. Quando aplicado, você só conhece o modo de remuneração, mas não o valor final. Por exemplo, você empresta 100 reais ao seu irmão e combina com ele que, em 1 ano, ele terá que devolver este dinheiro corrigido de acordo com a taxa básica de juros do país, acumulada durante o período.

Você deve escolher esta modalidade se:

1- você quer apenas uma remuneração de acordo com a variação da taxa básica de juros do Brasil e não tem a urgência de saber qual vai ser o exato valor final do seu investimento. Ideal para aplicações de curto prazo;

2- você acredita que as taxas de juros irão subir durante o período no qual você está investindo;

3– você tem uma pequena chance de precisar do dinheiro investido no curto prazo, ou mesmo antes do vencimento. Funciona como uma reserva de emergência.

As vantagens desta modalidade é que, no resgate antecipado, não tem a chance de perder. Já a desvantagem, é em relação ao retorno do investimento, que dificilmente será maior que as outras modalidades.

Indexado à Inflação:

Neste tipo de modalidade, existe a parte do investimento que é pré-fixada e outra que é pós-fixada. Tudo isso, corrigida pela inflação. Desse modo, o valor final do investimento já é conhecido desde o momento da aplicação, mas o valor do investimento é protegido mensalmente, da inflação. Por exemplo, você empresta 100 reais ao seu irmão e combina que ele irá te devolver 200 reais, ja corrigidos pela inflação, acumulados em 10 anos.

Os motivos para investir nesta modalidade são muito parecidos com os de investir em pré-fixados. Tirando a parte da remuneração pré fixada que é trocada pela correção a inflação. No geral, esta modalidade é para longo prazo, válido para investidores que irão precisar do dinheiro daqui a muitos anos.

A vantagem desta modalidade de investimentos é receber um rendimento pré-fixado, livre de inflação.

A desvantagem, é a mesma dos investimentos pré-fixados: se for resgatar o dinheiro antes, você pode resgatar com um rendimento menor do que acordado inicialmente, podendo ter até perdas. Por isso, é mais indicado a longo prazo.

E agora, como escolher?

Para facilitar o processo de escolha, levem em consideração 3 perguntas:

1- Será que vou precisar dos recursos em até 2 anos?

Se sim, escolha pós – fixado.

2- Será que vou precisar dos recursos depois de 10 anos?

Se sim, escolha o indexado a inflação

3- Tenho certeza que os juros básicos irão subir?

Se sim, escolha o pós-fixado

Muito fácil, né? O planejamento é fundamental para ter os melhores resultados nos seus investimentos. Tá esperando o que pra começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com