Como as ações driblaram a taxação dos dividendos nos EUA?

Introdução

Os dividendos são uma forma de remunerar os acionistas de uma empresa, distribuindo parte dos lucros gerados pela atividade. No entanto, os dividendos também estão sujeitos à tributação, que varia de acordo com o país e o tipo de investidor. Nos Estados Unidos, os dividendos são tributados em 30% na fonte, o que pode reduzir o retorno dos investidores estrangeiros que buscam renda passiva em dólar.

Como funciona a tributação dos dividendos nos EUA?

Nos Estados Unidos, não há obrigatoriedade legal de distribuir parte dos lucros, como no Brasil1. Além disso, os dividendos são tributados em 30%2. Isso encoraja a empresa a reinvestir o lucro, em vez de distribuí-lo. A tributação dos dividendos nos EUA é feita na fonte, ou seja, o imposto é retido pela empresa pagadora e repassado ao governo americano. O investidor estrangeiro recebe o valor líquido do dividendo na sua conta na corretora.

Como os investidores podem driblar a taxação dos dividendos nos EUA?

Existem algumas formas de driblar ou reduzir a taxação dos dividendos nos EUA, dependendo do perfil e da estratégia do investidor. Algumas delas são:

  • Escolher empresas que pagam dividendos crescentes há vários anos e que têm um dividend yield (taxa de retorno com dividendos) superior à taxa de juros americana atual, que está na faixa de 3% a 3,25% ao ano3. Essas empresas são chamadas de Dividend Aristocrats ou Super Dividend Aristocrats e costumam ser resilientes e estáveis. Um levantamento da VG Research identificou cinco ações americanas que se enquadram nesses critérios e que estão com os preços descontados atualmente3. São elas:
    • Walgreens Boots (WBA)
    • 3M (MMM)
    • Leggett & Platt (LEG)
    • Franklin Resources (BEN)
    • AT&T (T)
  • Aproveitar o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para intercâmbio de informações relativas a tributos, que permite o contribuinte receber como “crédito” os impostos pagos nos EUA4. Esse acordo é chamado de TIEA (Tax Information Exchange Agreements) e garante a reciprocidade de tratamento entre os dois países. Assim, o investidor brasileiro pode compensar os 30% de imposto sobre os dividendos recebidos nos EUA na sua declaração de imposto de renda no Brasil.
  • Optar por investir em empresas que fazem recompra de ações (buyback), em vez de pagar dividendos2. O buyback é uma forma de a empresa retornar valor aos acionistas, reduzindo o número de ações em circulação e aumentando o lucro por ação. O buyback não é tributado como os dividendos e pode gerar ganhos de capital para o investidor.

Conclusão

Os dividendos nos EUA são uma forma de renda passiva em dólar, mas também estão sujeitos à tributação de 30%. Para driblar ou reduzir essa taxação, os investidores podem escolher empresas que pagam dividendos crescentes e elevados, aproveitar o acordo entre o Brasil e os EUA para compensar os impostos pagos ou optar por empresas que fazem recompra de ações.

Perguntas frequentes

  • O que são dividendos?

Dividendos são uma forma de remunerar os acionistas de uma empresa, distribuindo parte dos lucros gerados pela atividade.

  • Como são tributados os dividendos nos EUA?

Os dividendos nos EUA são tributados em 30% na fonte, ou seja, o imposto é retido pela empresa pagadora e repassado ao governo americano. O investidor estrangeiro recebe o valor líquido do dividendo na sua conta na corretora.

  • Como driblar a taxação dos dividendos nos EUA?

Existem algumas formas de driblar ou reduzir a taxação dos dividendos nos EUA, dependendo do perfil e da estratégia do investidor. Algumas delas são:

- Escolher empresas que pagam dividendos crescentes há vários anos e que têm um dividend yield superior à taxa de juros americana atual.
- Aproveitar o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para intercâmbio de informações relativas a tributos, que permite o contribuinte receber como “crédito” os impostos pagos nos EUA.
- Optar por investir em empresas que fazem recompra de ações, em vez de pagar dividendos.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com